Decoração

Sonho de consumo: objetos vintage

19:36

Dia desses eu estava conversando com a minha irmã e disse que tinha vontade de ter um vinil (acho que é porque ela disse que me daria um de aniversário). Há poucos dias me peguei repetindo a mesma frase para um amigo. "Queria ter um vinil". Ele perguntou o motivo e eu disse que não sabia. 

Não teria onde colocá-lo para tocar, mas acho que são ótimos objetos de decoração, inclusive por eu ter visto uma vez um DIY de um relógio de parede com vinil. Não parece, mas meus olhos brilham quando vejo algo sobre decoração. No dia que eu tiver minha casinha em São Paulo (hehehe) provavelmente ela se parecerá com uma casa de boneca...

Por sentir meus olhos brilharem a cada coisa que vejo e penso "eu quero" (consumista feelings) resolvi fazer essa lista alguns dos meus sonhos de consumo. Antes de publicar, uma explicação sobre a dúvida que eu mesma já tinha: qual a diferença entre vintage e retrô? Aprendi que basicamente, vintage são aquelas coisas estilo "guarda-roupas da vovó". Peças ou objetos antigos, da década de 1960, por exemplo. Retrô é tudo que é lançado hoje em dia inspirado nas peças de antigamente, como se fosse uma releitura.



06. Vinil: Não, não é pra ouvir. É pra decoração. Acho tão lindo quanto aqueles livros de capa dura, mais antigas. Nunca achei nenhum em casa pra poder surrupiar e fazer, de repente, um relógio de parede, mas meu avô e meus tios tiveram muitos... Nunca me deram.





05. Telefone: Meu primeiro contato com esse modelo foi na casa da minha vó. Eu me oferecia para fazer as ligações sempre que podia, porque adorava girar o disquinho com números e o barulho que fazia. Sim, sou estranha. Devia ter uns 7 ou 8 anos (acho que ela teve esse aparelho por muito tempo. O telefone seguinte já era sem fio), mas ainda lembro que o que ela tinha era preto. Um dia fui a um salão de beleza encontrar minha tia e tinha um telefone bem retrô, de zebra e tudo. Não gostei. Quero o de uma cor mesmo.



04. Acessórios: Eu praticamente não tiro do pescoço o camafeu que ganhei da minha irmã semana passada. Tenho também um monte de pulseiras (♥) e alguns colares que comprei ou ganhei guardados. Já quis me desfazer, mas não consegui. Um dia pretendo ter mais tiaras, óculos, guarda-chuva/guarda-sol... Essas coisas aparentemente fúteis fazem minha alegria. 


(Fonte dessa imagem: Blog Relaxa Aí, Fofa)






03. Vestidos: Eu amo vestidos e entro em depressão quando quero comprar um acho bonito mas ele não serve no meu quadril. Só não reclamo tanto porque, definitivamente, gosto dos meus quadris largos. Todos os (pouquíssimos) que tenho são com saias mais largas e particularmente, os modelos que mais acho bonitos e não dá problema depois :) Sendo assim, eu adoraria ter uma coleção de vestidos vintages (quando eu tiver dinheiro provavelmente vá querer aumentar a quantidade dessas peças no meu guarda-roupa). Esses da imagem achei no blog futrico.net. Acho fofos e teria os quatro numa boa.




02. Polaroid: Acredito que muita, muita gente queira ter essa câmera  que eu conhecia antigamente por "aquela que a foto sai na hora". Segundo o Wikipédia, "Polaroid (marca registrada da Polaroid Corporation) é o nome de um tipo de plástico que serve para polarizar a luz, patenteado originalmente em 1929. Esse plástico é utilizado em diversos produtos, inclusive óculos de sol, microscópios ópticos e mostradores de cristal líquido. (...) Como a empresa estava, ao mesmo tempo que construía a primeira câmara fotográfica comercial, a fazer o tal plástico para polarizar a luz, a câmara que eles construíram se chamou Câmara Polaroid."



01. Máquina de Escrever: Essa linda, que eu usei nesta e na versão antiga do layout do blog, é meu sonho de consumo já faz um tempo (nível: perturbei meus pais pra eles lembrarem onde poderiam conseguir uma pra mim ou para minha mãe se lembrar se minha vó/tios ainda tinha a máquina antiga dela). Já quis até pedir a da biblioteca municipal. O Wikipédia diz que "A invenção de um primitivo dispositivo de escrever mecanicamente é atribuída a Henri Mill, em 1714". Quer dizer, vintage é pouco - mas o amor é demais.


Ok, pode ser uma lista um tanto quanto fútil, mas eu tenho me sentido tão atraída por esses produtos que precisava dividir aqui, com vocês. Alguém mais partilha desse gosto?

PS: Não tenho os créditos de todas as imagens, pois esqueci de salvá-los. Peço desculpas.

11 comentários

  1. Vinil! Super queria uma coleção de vinil! Na minha vó ainda tem alguns e uma vitrola.
    As minhas avós também tinham telefones desse. Lembro de um azulzinho... Acho fofíssimo! <3
    SOU APAIXONADA POR CAMAFEU!!!!!
    Vestidos, amo, amo, amo vestidos de todos os tipos e cores, queria um guarda-roupa só de vestidos!
    Vivo pensando em comprar uma Polaroid, assim como uma lomo, mas acho que não teria dinheiro para mantê-las.
    E eu tive uma máquina de escrever! <3<3<3

    Achei gracinha sua listinha, Franzi!

    ResponderExcluir
  2. Lista dos meus sonhos também. Me identifiquei muito com a lista *-*
    Na minha lista vem também uma geladeira vermelha, como a da minha tia vó já falecida, achava um charme.

    ResponderExcluir
  3. Fran, você não é a única MESMO. Eu adoro essas coisinhas e amei sua lista inteira. Tem uma loja por aqui que só vende essas coisas antigas, fico até com alergia quando passo por lá, haha. Eles tem uma máquina de escrever vermelha e LINDA de morrer que eu ainda vou comprar, só estou esperando ter um dinheirinho a mais. Porque, afinal, será só para fins de decoração. Vestidos são minha paixão quando se trata de roupas, acabei de escrever uma ode a eles lá no blog. E acessórios vintage também. Aliás, todos os acessórios! AMO.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Franzoca, você tem um gosto lindo. Eu tenho dois vinis na parede do meu quarto da casa de mamãe. Um eu achei aqui em casa (Sandy & Jr!) e outro eu fiz minha amiga me dar. Coloquei na parede. Mas juro que se não quebrasse, eu te mandava um!
    Acessórios são mesmo um amor. Quero ver seu camafeu! Tenho um cordão de relógio e um outro que eu não sei o que é. hahahaha
    Queria ter um guarda-roupa só de vestidos e sapatilhas... Um dia vou aprender a costurar só pra fazer meus vestidos. Aí vou fazer uns lindos pra você.
    E máquina de escrever <3 Lembro que mamãe tinha uma vermelha, bem anos 80. A cara dela e a cara do Caio F. Nunca a perdoarei por ter se livrado dela sem me falar.
    Ah, tenho duas polaroids, mas nunca achei ninguém que consertasse. É que aqui no Rio tem uma feira de antiguidades onde você encontra isso tudo bem baratinho. Vou te levar lá quando você vier pra cá! <3
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. SEU LAYOUT NOVO TÁ UMA COISA MUITO APERTÁVEL! *0*

    ResponderExcluir
  6. Aaah, eu usava como aparador de mesa uns vinis quer eram menorzinhos, de estorinhas tipo "Os 3 porquinhos", "A branca de neve", etc. Mas o calor dos apoios acabaram estragando-os :(

    Eu curto um pouco sim essa coisa vintage, até mesmo o retro... Esses dias vi uma mesa de centro em forma de fita cassete, achei lindo, mas meu desejo de decoração tende a ser mais gamer do que qualquer outra coisa..rs

    ResponderExcluir
  7. Ei, Fran, eu também não sabia a diferença entre retrô e vintage; obrigada pela explicação :D.

    Ah, eu quero todas as coisas que você listou, menos o vinil, já que aqui em casa tem vários (ah, vou tentar aproveitá-los como itens de decoração). E lembrei que em casa aqui tinha uma máquina de escrever antigona, será que consigo encontrá-la? rsrs

    (Fico feliz que tenha gostado das fotos; vem p/ Bahia fotografar com a gente \o/)

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Também sou louca por coisas vintage! Eu tinha um telefone desse em casa só que vermelho. Nem precisa dizer que eu adorava, né? Aliás, preciso saber onde aquele telefone foi parar...
    Os vestidos são uma graça! Ai caramba, como amo essas coisas de época. Achei o 4º vestido com um caimento lindo. Eu também tinha Polaroooooid *-* E ainda tá aqui em casa, mas nem sei se funciona.
    E a máquina também tenho. É da minha mãe e já brinquei vez ou outra com ela rs. Tá embaixo da cômoda do quarto. Acho que um dia vou montar um mini-museu hehe.
    Beijos.
    http://blogdoceilusao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHA MEU DEUS, MORRENDO. TUA LISTA É IGUAL A MINHA, SENDO QUE O VINIL ESTÁ EM SEGUNDO LUGAR, JUNTO COM UMA VITROLA, E SERIA PARA OUVIR, SIM! Eu sonho tanto com uma máquina de escrever. Pode ser idiota da minha parte, mas ultimamente coisas vintage >>>> all, para mim. É complicado, isso - eita coisas carinhas.

    Por falar em "morrendo", ali, em cima: morrendo de saudades suas, menina. Finalmente voltei com o blog. Como senti saudades de passar por aqui, e como sinto saudades de falar com sua pessoa. Teu palanque lindo como sempre. Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Agora eu fiquei morrendo de vontade de ter uma máquina de escrever muito linda pra deixar num canto. Junto com um telefone desses. Lembro que a gente já teve um desses também, em casa, mas não sei de onde saiu e nem que fim levou. Era meio cinza esverdeado e eu também gostava de girar o disquinho. Polaroid, ai, como não querer uma? E eu também queria ter uma vitrola (?) bem linda, tipo a que mora no meu layout.
    E você falando de relógio de vinil me fez pensar no Café que eu e Gabriela frequentamos, perto da UEM, onde tem uns bem bonitos e personalizados. Vou lembrar de você quando olhar pra eles, agora.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Adoro objetos vintage!! queria poder comprar muitas coisas vintage haha. Adorei sua wishlist. Adoro vinil e a polaroid. :D bjs www.descobrindomundos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Puxe a cadeira e sirva-se de um chá.