Arte de Rua

Ideias criativas: arte de rua

16:35

Não sei se é óbvio ou se alguns ainda desconhecem essa minha paixão, mas a verdade é que sou encantada por arte urbana. De tudo mesmo: malabares de farol, dança de rua, teatros de rua (saudade disso em Jacareí!), pichações e grafites em muros e coisas do gênero.

O que apresentarei a vocês agora não é tão recente, mas são três "projetos" cujo foco é nada mais, nada menos, que arte. Coisas simples, imagens e mensagens que poderiam se passar por "meros detalhes"... E é por isso que eu sempre acreditei que detalhes fazem toda diferença. Na arte ou na vida.


01. Atenção: Olhe os muros.

Olheosmuros é um tumblr coletivo colaborativo que recebe fotos de... muros. Com diversas mensagens, imagens e de diversos lugares. E foi isso que me conquistou, de certa forma, quando eu o conheci: há muros do interior brasileiro até muros europeus. E é mágico ver uma mensagem do outro lado do oceano que traduza o que você sente, por exemplo.
Segundo o próprio tumblr, ele foi (e é) feito por: @olheosmuros = @gabiserio + @miksezaza + @PolZza + @vocês.

Rua Major Solon no Cambuí em Campinas, SP. Créditos: Luiz Felipe Davanzo


02. Call Parade, São Paulo ♥

Que eu amo São Paulo não é novidade pra ninguém, certo? Acontece que desde domingo (20 de maio) cem orelhões se transformaram em obras de arte em São Paulo, para a exposição Call Parade, organizada pela empresa Toptrends. Segundo a diretora da empresa Catherine Duvignau, o objetivo do evento é conscientizar as pessoas sobre a importância do telefone público e sua preservação.
Para o trabalho, foram selecionados cem artistas, um para cada obra. 90 deles foram escolhidos através de uma seleção aberta que contou com 357 projetos enviados e os outros 10 são artistas convidados.
Sem dúvida alguma, as obras deixaram a cidade muito mais bonita, mais alegre e certamente chamaram atenção da população. Queria eu poder ver um desses orelhões de pertinho!


03. Pimp My Carroça

O grafiteiro Mundano, dono da empresa Parede Viva, teve a ideia de reformar o maior número de carroças "ambientais" no Brasil e mais de 150 delas já foram reformadas, carregando imagens e mensagens que trazem reflexão para quem vê um "carrinho" desses passando por aí. O objetivo? Chocar a sociedade e trazer visibilidade a tais trabalhadores que passam, muitas vezes, despercebidos.
Veja o vídeo da campanha:

Gostou e quer ajudar? Doe! :)

Eu espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu. Fico imaginando como seria bonito mais projetos assim pelas cidades, quantas mensagens mais poderiam ser espalhadas em muros e como o dia de alguém poderia mudar ao sentir a alegria transmitida nessas cores. Coisas "pequenas" que mudam o mundo, com certeza.

1 comentários

  1. Amo, amo, amo arte urbana!
    Acho que as cidades seriam menos caóticas com mais iniciativas assim!

    Beeeijo, Franzi <3

    ResponderExcluir

Puxe a cadeira e sirva-se de um chá.