Branca de Neve e o Caçador

Adeus, estereótipo da Disney: Branca de Neve e o Caçador

20:50

AVISO 01: Este post contém spoiler.
AVISO 02: A protagonista de "Branca de Neve e o Caçador" é ninguém menos que Kristen Stewart, portanto, o maior conselho que posso dar é: esqueçam Bella Swan! 



Branca de Neve e o Caçador destrói todos os padrões criados pela Disney (e porque não, pela sociedade?) sobre mulheres serem princesinhas intocáveis. Aqui, Snow White é uma garota esperta, forte e sabe se impor, conseguindo driblar o irmão (nojento e tarado) de sua madrasta para conseguir sair da torre onde estava presa, correr e atravessar a Floresta Negra e liderar um exército numa guerra para ter seu reino de volta.

A abertura do filme é a única coisa que nos remete à versão tradicional de Branca de Neve (e os sete anões), mostrando sua mãe machucando o dedo, no meio da neve, e desejando uma filha branca, de cabelos negros e lábios vermelhos. Algumas cenas da infância de Snow são mostradas seguidas pela cena da morte de sua mãe, e então a grande depressão do Rei, que passa a se envolver em guerras. Uma, inclusive, com uma tropa fantasma.

Assim aparece Ravena (madrasta de Snow White). Tenho que admitir que a atriz atua muito bem, tão bem que até eu senti raiva dela e quis matá-la para vê-la explodindo em cacos de vidro. Tanto sua pose de rainha poderosa quanto seu desespero para manter-se jovem são muito bem demonstrados. Se me permitem a piadinha, Ravena é, pra mim, um dementador mais bonito (e que suga juventude ao invés de energia).


Um dos pontos mais importantes é a relação de Snow com William, seu amigo de infância e duque, e o Caçador. Obviamente há uma razão para o filme se chamar "... e o Caçador": é ele, e não William, que a desperta depois de comer a maçã envenenada. Por essas e outras eu vos digo: boicote aos príncipes!


Achei uma graça os oito anões e a Floresta Encantada. Mesmo fictício, é muito gostoso ver o cenário onde anões, Caçador e Snow podem finalmente descansar da fuga. Ali, Snow decide fazer o que for necessário para ter de volta o reino do seu pai e todos os anões prometem segui-la onde que que ela vá. O discurso que ela dá quando acorda no vilarejo também é emocionante e depois dele, não só anões prometem segui-la, mas todos do reino.


Vi algumas pessoas reclamando que "essa menina não tem expressão no filme" e penso que se for assim, Ravena também não tem, uma vez que passa o tempo todo com seu olhar obcecado pela captura de Snow e por se manter jovem. Além disso, Kristen interpreta uma guerreira fugitiva e o filme todo é cercado pela tensão e para mim, suas expressões mostravam bem isso (quer dizer, todo mundo tem o direito de não gostar, mas antes de analisá-lo, por favor, tente se despir da imagem da Bella, como eu disse no início).

Eu não sou tão ligada aos trabalhos da Kristen mas realmente gostei desse filme, especialmente por gostar de "releituras" dos contos de fadas originais como essa. Recomendo, sinceramente. E espero que gostem também!

Obs1: Não tenho o site de onde as imagens foram retiradas, portanto, me avisem caso saibam
Obs2: Obrigada Maya pela ajuda/auxílio/pitacos :)
Obs3: Viram que agora o Meu Palanque está no facebook? Curtam a página aqui

6 comentários

  1. A minha vontade de ver esse filme, antes de ler esse post, era zero. E, confesso, só porque tenho uma preguiça do tamanho do mundo da Kristen. Mas agora tudo mudou. Fiquei curiosíssima. Não imaginava de jeito nenhum que o filme fosse ser tão bacana! Estou desejando ir pro cinema AGORA. Assistirei - talvez eu demore, mas ainda assim.
    Beijo, Fran!

    ResponderExcluir
  2. Estou morrendo de vontade de ver esse filme também, embora torça um tantinho assim o nariz pela presença da Kristen. Mas ela também estará em On The Road, onde imagino que esteja melhor, sem dúvida.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma grande fã da Kristen e não apenas pela saga twilight mas principalmente por outros filmes que já vi dela em que ela faz personagens muito diferentes ums dos outros e ela é uma boa actriz! Não podem criticar uma pessoa com base em apenas um trabalho/personagem!
    De qualquer das maneiras este filme está muito bom e adorei o desempenho de todos os actores! Aconselho vivamente (:

    ResponderExcluir
  4. Eu estava muito pessimista antes de assistir esse filme. Mas acabei adorando quase tudo. Uma Branca de Neve guerreira, com foco, louca tipo Joana d'Arc. O fato dela ter terminado sozinha foi impactante. E até a Kristen atuou de forma menos pior nesse filme, vai?
    Eu gostei muito do William...se fosse para ela terminar com alguém, que fosse com ele e não com o Caçador hahaha Achei cruel a parte do beijo frustrado e do beijo que deu certo para acordar a branquelinha.
    E os anões? A graça do filme.

    ResponderExcluir
  5. Não li o texto porque ainda quero ver o filme e você disse que tem spoiller, depois que eu ver apareço aqui, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Como eu disse lá no facebook: só vou ler quando assistir, que será na quinta, depois de amanhã, se nada atrapalhar meus planos o/

    por enquanto, vim dizer que indiquei vossa senhoria para um meme e que eu espero que responda :*

    ResponderExcluir

Puxe a cadeira e sirva-se de um chá.