Entretenimento

Todo amor do mundo: Orquestras.

17:01

Eu já contei aqui que fiz aulas de violino. Toquei dois anos na "OSIJA", a Orquestra Sinfônica de Jacareí. Foi uma das melhores épocas da minha vida e às vezes, eu me arrependo de não estudar mais música ou de ter saído de lá. Mas tenho ótimas lembranças, dos concertos que fazíamos, das brincadeiras nos ônibus e especialmente das pessoas.

Se eu digo que sou uma pessoa estranha, é porque realmente sou. Entrei lá dois meses antes de fazer 12 anos. As meninas de 12 anos de hoje em dia (ou que tinham 12 na mesma época que eu) estavam preocupadas com qualquer coisa, menos com Orquestra. Mas lá estava eu, ensaiando de terça a sábado, com mais ou menos umas oitenta (ou 100?) pessoas. Então, logicamente, eu conheci várias pessoas de vários jeitos e gostos e totalmente diferentes de mim. Eu cresci, amadureci e descobri que tocar violino superava meu sonho de criança de tocar piano.

Bom. Me desliguei da orquestra como musicista (sim, o feminino de músico é musicista) mas continuei vendo as apresentações, os ensaios e meus amigos... Isso até hoje.

Não só quanto a OSIJA: Adoro assistir apresentações de outras Orquestras, ver vídeos, ler sobre (por exemplo: um dia li que um violinista iniciante da OSESP ganha 9 mil e alguma coisa por mês. Esse violinista havia começado a estudar música aos 12 anos e isso é considerado TARDE!).

Postei ontem no facebook alguns vídeos de concertos, e queria dividir aqui, com vocês.

♥ Orquestra de Jacareí no Festival de Música: Rei Leão.

♥ OSESP: Missa de Réquiem
♥ OSESP: Missa em Si menor
♥ OSESP: Ensaio Aberto - 9ª de Beethoven.
♥ Assistindo a um concerto de cima do palco.
Encontrei esse vídeo em um blog, mas já não me lembro qual. Achei uma ideia encantadora: eu, ao menos, adoraria assistir um concerto da OSESP ou de qualquer outra de cima do palco.
A OSESP é, se não me engano, a maior (e mais bonita, rs) Orquestra da América Latina. Ela possui Ensaios Abertos e concertos a preços populares. Além disso, ela possui o projeto OSESP Itinerante, que passa por várias cidades com concertos e cursos livres de apreciação musical. Em 2008, fui em São José dos Campos.
E os ensaios (e apresentações, claro) da Orquestra de Jacareí são lindos (sou suspeita?). Vejo sempre que posso. Não sei mais quais dias e os horários dos ensaios, mas enfim. Sei que é uma experiência ótima tanto tocar lá quanto assisti-los.
♥ Curiosidades: 
Ontem um amigo (alôRenan) me fez umas perguntas sobre o assunto e eu separei algumas para responder aqui.
- Qual a diferença entre Coro e Coral?
"Um Coro ou Grupo Coral é um grupo musical composto, basicamente, de cantores, profissionais ou não, que são classificados conforme o tipo de voz. Um coro misto, com vozes masculinas e femininas, mais comumente se compõe de Baixos, Tenores, Contraltos, Sopranos e, algumas vezes, suas variantes, Barítono e Mezzo-soprano. Chamamos de Naipe cada uma dessas subdivisões. Um arranjo para Canto Coral tem as mesmas características de qualquer Arranjo Musical. A palavra "Coral", que é um adjetivo, é muitas vezes empregada de forma errada como substantivo para designar um grupo coral."
- Qual a diferença entre Maestro e Regente?
"O papel do maestro, regente ou condutor é dar uniformidade a um grande contingente instrumental ou vocal para que todas sigam o tempo, a dinâmica e o andamento indicado na partitura, pois sem ele cada músico ou cantor perderia a marcação do tempo em relação aos outros. Em síntese, ele é o chefe do grupo, aquele que dita as ordens, impondo na maioria das vezes a sua "interpretação" à obra musical. (...) Maestro e regente é a mesma coisa"
- Qual a diferença entre Orquestra Sinfônica e Filarmônica?
(...) Nos dias de hoje, usamos a palavra ORQUESTRA para designar um grupo de instrumentos que tocam juntos. O número de instrumentos pode variar entre um grande número (ORQUESTRA SINFÔNICA) e um grupo reduzido (ORQUESTRA DE CÂMARA). 
O que determina o número de instrumentos é a combinação orquestral pensada pelo compositor para expressar suas idéias musicais e podem ser as mais variadas possíveis. 
E a filarmônica? 
Bem, uma orquestra FILARMÔNICA, na sua origem, em nada difere de uma SINFÔNICA quanto à quantidade de instrumentistas. As duas se diferem apenas na sua natureza, pois as FILARMÔNICAS eram orquestras mantidas por grupos de admiradores, enquanto as SINFÔNICAS são orquestras mantidas pela iniciativa privada ou governamental. 
Sinceramente, hoje não se pode dizer no Brasil que haja uma orquestra filarmônica, pois todas, sem exceção, dependem do auxílio seja da iniciativa privada, seja dos governos municipal, estadual ou federal.
Eu não sei se vocês gostam de música clássica/erudita, mas espero que gostem do post e apreciem os vídeos. Tudo isso é algo muito importante na minha vida e, da mesma forma que gosto de dividir com meus amigos, quero poder dividir com vocês!

21 comentários

  1. Adoro musica classica. Ja perdi as contas de quantas vezes liguei na rádio cultura durante o pianíssimo pra limpar a casa. Meu sonho é aprender a tocar piano,mas tenho mãos gordinhas e pequenas ):

    Mas as óperas a base de violino (?) também dão um arrepio gotoso quando a gente ouve. Música clássica/erudita é uma coisa linda e que todo mundo deveria escutar pelo menos uma vez na vida.

    ResponderExcluir
  2. Tu sabe que eu me gabo aqui em casa dizendo que a pessoa que me tirou no amigo secreto da Máfia toca violino e já fez parte de uma Orquestra? Tipo, eu acho isso muito legal! Porque eu adoro música mesmo sem ter nenhum conhecimento e aí quando eu encontro pessoas que sabem falar sobre isso e tem experiência no ramo, eu me empolgo porque tenho certeza que vou aprender muita coisa. Adorei a Missa em Si menor e a garotinha que assistiu ao concerto em cima do palco. E me deu uma raivinha daquele monte de gente falando no meio da apresentação da Orquestra de Jacareí. Pô, cadê o respeito? Tivesse lá mandava todo mundo calar a boca mesmo.
    Quero seu vídeo tocando violino, já falei? Pois sim, quero mesmo. E ó, na minha "concepção" violino supera o piano, tá?

    Beijo, Peste ;*

    PS: Cê conhece o blog da Natália das Luzes? Ela é formada em música e se não me engano toca violino também (mas não é certeza, eu posso tá confundindo os instrumentos). Caso não conheça, esse é o link http://graodeestrela.blogspot.com :)

    ResponderExcluir
  3. A vida é feita de fases... E essa aí foi linda, viu?

    ResponderExcluir
  4. Ficou demais seu texto. Aprendi um monte de coisa de música com ele. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Desculpa Brasil, mas minha prima é musicista. Ela toca violino. Ela tocava violino enquanto as meninas brincavam de passar batom rosa.
    Eu sempre quis tocar piano, um dia ainda aprendo. Aí a gente faz um dueto, pode ser? haahauhauahua Desculpa, não entendo de música.
    Vi alguns dos vídeos e achei lindo, Franzinha. Me leva pra um concerto desses um dia pra me explicar tudinho?

    Ah, sobre o Almodóvar. Eu só vi 3 filmes dele, mas indicaria Volver mesmo, que foi o que eu mais gostei.
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não tenho muita paciência para música erudita não.rs
    Eu até gosto de música intrumental (quer dizer só o intrumental)e de orquestra mas a erudita(em si) sei lá...não me atrai tanto não.Por isso adimiro tanto quem se dispõe a se dedicar a esse ramo da música(se assim posso dizer).Mas como gosto muito de música gosto de estar sempre aprendendo mais por mais q não seja meu estilo favorito então obrigada por compartilhar um pouco desse mundo tão bonito e "diferente".Realmente esse foi uma parte linda da sua vida, deu para perceber .Eu ahco que o mais legal desses lugares alternativos é que se conhece tanta gente interessante, se tem experiências que te colocam para frente, que te diferenciam das outras pessoas.Você teve muita sorte em participar desse mundo, e hoje eu sei o quão mais fácil é para se experimentar um pouco dessa sensação que você teve e isos é realmente uma mudança positiva no mundo.O acesso a todo tipo de cultura, principalmente as dita de "elite" é funamental para a evolução da humanidade, só falta uma mudança cultural mesmo para as pessoas perderem o preconceito contra o que é erudito, antigo, diferente toca nas rádios de massa e na televisão.

    Aaaai Fran eu realmente tenho orgulho de você e você não pára de me dra m otivos para tê-lo.:D

    Ps.: Eu particularmente gosto mais de piano do que de violino, quer dizer para tocar não para ouvir até pq nesse qusito gosto igualmente dos dois(acho.rs).

    Ps².:Vou treinar para escreve cada vez menos nos comentários do seu blog, pq JESUS não sei como vc tem paciência para me ler.haha
    (Nem sei se tem emsmo.rs)

    Beijão minha frô!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  7. Que gracinha! Você era musicista! Pois bem meu bem (haha), primeiramente devo dizer aqui que nunca me interessei por Orquestras nem nada do tipo. Sempre tem Filarmônicas aqui nas praças de BH, grátis, para o público em geral, mas eu não vou. Não tenho preconceito com o tipo de música, mas simplesmente não curto.

    Porém, admiro quem sabe tocar violino, violoncelo e trombone (eu tenho um amor por trombone que não sei explicar). Piano é lindo também, sei tocar duas músicas. A marcha nupcial e "dó-ré-mi-fá" hahaha! Gostaria de aprender a tocar mais, já que eu componho músicas - mas isso é outra história.

    Gostei de saber desse seu lado que aprecia música clássica e erudita, e obrigada pelos esclarecimentos! Eu não sabia o que era filarmônica! hahaha!

    Um beijo!
    http://biacentrismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Você acredita se eu falar que hoje tinha uma orquestra se apresentando na praça da minha cidade e que eu tava lá até agora? hahaha *-*
    Acho linnndo! Meu sonho tocar violino :(

    ResponderExcluir
  9. Adoorei,os viideos sao mtt interessantes *-*
    Dá uma passadinha la no meu blog && se gostar segue ?
    Aproveita pra deixar a sua opnião no ultimo post .
    Um beijo , www.paradateen1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esses concertos se eu não me engano, passam na cultura também, não é?Ou então na Univesp, ou Multicultura?Enfim, sei que já vi vários, são realmente muito bonitos.

    Será que todo mundo sonha em tocar piano?Fico até mal por ter um desejo tão comum.

    A verdade é que eu conheço pouco de música erudita, acho que você acabou de me animar a procurar e me informar mais sobre.

    ResponderExcluir
  11. *-* Sempre quis aprender a tocar alguma coisa (piano, violão).

    ResponderExcluir
  12. Ah! Eu sou apaixonada por música clássica, meu compositor/pianista favorito é o carter burwell. Eu fiz piano por um tempo, pretendo retomar quando me mudar pra capital.

    Tenho mania de baixar a versão instrumental de músicas que gosto também. Acho incrível você ter tocado violino, eu sou canhota e não me dou bem com instrumento de corda, mas adoro ele!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Poucas vezes eu vi orquestras, mas achei lindas, lindíssimas! E eu adoro música clássica, Fran. Meu pai é o maior viciado, e resolveu me converter desde pequena haha.

    Um beijo, amor!

    ResponderExcluir
  14. Só consigo pensar em Mozart, Mozart, Mozart! Amo de paixão! Orquestra é a coisa mais linda desse mundo, e não acho que você seja estranha por ter entrado em um grupo aos 12 anos. São gostos diferentes! E pra algumas, como eu, melhor isso do que dançar funk semi-nua no meio da rua ou ficar em casa passando o batom vermelho da mãe. Sei lá. Estudar música só faz bem pra pessoa :)

    ResponderExcluir
  15. Acho muito legal música erudita! Tenho uma amiga cantora lírica e outra que toca violino desde os 8 anos (ou antes) mas eu não sabia da metade das informações que você passou, por isso gostei mais ainda delas! Ótimo texto! Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei encantada quando te ouvi falar no vídeo da máfia sobre seu passado musical. Eu adorei seu post. Meu pai era professor de música e tocava na banda da Marinha.

    (www.caixinhadeopinioes.zip.net)

    ResponderExcluir
  17. Eu queria tanto aprender a tocar violino... Acho tão lindo que ai... *-*
    Mas confesso que não tenho paciência pra música clássica/erudita, não mesmo. E isso é uma coisa que eu gostaria de mudar em mim...

    Beijo, Franzinha! <3

    ResponderExcluir
  18. I feel that is one of the such a lot significant info for me.

    And i am satisfied studying your article. However should statement
    on few normal things, The web site style is great, the articles is actually excellent
    : D. Excellent process, cheers
    Here is my page - golden virginia

    ResponderExcluir
  19. Hello there! This post could not be written any better!
    Reading this post reminds me of my previous room mate! He always kept talking about this.

    I will forward this article to him. Pretty sure
    he will have a good read. Thanks for sharing!
    Look at my web-site ... stop acne

    ResponderExcluir
  20. This is my first time go to see at here
    and i am in fact pleassant to read everthing at alone place.
    My web site Alanya lägenheter till salu

    ResponderExcluir
  21. Can I simply say what a relief to find somebody who really knows what they are talking about on the web.
    You certainly know how to bring a problem to light and make it important.

    More people must read this and understand this side of your story.
    I was surprised that you are not more popular because you surely have the gift.
    Review my site - experience clear skin

    ResponderExcluir

Puxe a cadeira e sirva-se de um chá.