crônicas e contos

o que chαmαm de militarismo.

19:09


"Militarismo ou ideologia militarista é a idéia de que uma sociedade é mais bem servida (ou de maneira mais eficiente) quando governada ou guiada por conceitos incorporados na cultura, na doutrina ou no sistema militares. Militaristas sustentam que a segurança é a mais alta prioridade social, e alegam que o desenvolvimento e a manutenção do aparato militar assegura essa segurança. Militarismo denota a tendência a expandir a cultura e os ideais militares a áreas fora da estrutura militar – principalmente a negócios privados, política governamental, educação e divertimento." (Wikipédia)





Eu simplesmente não sei acreditar na idéia de quê um povo que usa uma arma e veste uma roupa verde musgo pode me trazer segurança. Simplesmente, não acredito nessa história ridícula e imbecil de guerrear pela paz. Me traz segurança alguém que só sabe se defender do mundo a base da bala? Me traz segurança alguém que mataria até seus pais para defender aquilo que chamam de pátria? Me traz segurança ouvir tiros e ser humilhado em treinamentos? Me traz tanta segurança, que um assaltante de carros devolve o mesmo quando percebe que existe uma vida lá dentro, e os policiais... Bem, os policiais só estão interessados neles mesmo. Como me sentiria segura recebendo ordens e ameaças?


E, nas palavras de "Invasores de Cérebros":

"[...]
O mundo onde uma ditadura se esconde atrás
De uma farça entitulada democracia
[...]
Onde jovens juram perante um pedaço de pano qualquer
que até os pais matarão para defender aquilo que não pertence
O que na verdade deveria pertencer
O mundo onde os homens perdem seu tempo em diversões mediócres
Idiotas chamados militares matam o seu proprio irmão
Onde medo, tortura, fome e repressão
fazem partem de tudo que está a nossa volta
Fazem parte do meu mundo, do seu mundo e do mundo deles
De todos nós
[...]"






Eu? Eu tô revoltada, só isso. :)

2 comentários

  1. Muito interessante essa sua postagem. Essa idéia de militarismo vem de uma ideologia político-filosófica denominada Positivismo. Depois procure saber e vai entender melhor do que eu estou falando.

    E realmente, isso é muito forte nas instituições que pregam o nacionalismo, e sempre está presente nas instituições militares. A idéia de ordem e progresso, por exemplo, vem do positivismo. E a própria idéia do progresso vem dessa corrente filosófica que exorta os grande generais e heróis nacionais.

    O grande problema é que no Brasil isso ainda está muito arraigado a certas instituições, como por exemplo, as escolas. Em nossas escolas ainda há muito da ideologia positivista sendo colocada em prática. O uniforme para os alunos, por exemplo, é ainda um ranso do positivismo.

    Gostei muito de sua postagem.

    Quero agradecer pela visita no meu blog, e por ter colocado um link em seu blog para o meu. Fiquei muito feliz.

    Lá no meu blog já tem um link para o seu também.

    Um grande abraço,
    Átila Siqueira.

    ResponderExcluir
  2. Oi, estou só passando para dar um oi e para aproveitar a oportunidade e indicar um blog amigo, que está sendo muito gentil em divulgar o meu livro, Vale dos Elfos, que está para ser lançado, embora já esteja totalmente atrasado quanto as minhas expectativas. Esse rapaz tem um blog em que ele divulga eventos relacionados a literatura. Vale a pena conferir. O endereço dele é: http://fanbooks.blogspot.com/

    Um grande abraço,
    Átila Siqueira

    ResponderExcluir

Puxe a cadeira e sirva-se de um chá.